Tecnologia na Odontologia

Diversos tratamentos odontológicos são realizados com base em moldes da boca do paciente. Pelo método convencional eles são feitos com gesso, reproduzindo a arcada dentária. Mas existe uma forma muito mais fácil de conhecer as características da estrutura bucal das pessoas.

Para isso utilizamos uma das tecnologias em alta na odontologia, que é o escaneamento intraoral. Ele é realizado com o auxílio de um equipamento que captura imagens muito detalhadas da cavidade oral e que são enviadas diretamente para um computador.

O scanner intraoral registra o formato dos dentes, seu tamanho, tonalidade, assimetrias, desalinhamentos, entre outras várias singularidades que são fundamentais de serem conhecidas para fazer o planejamento do tratamento.

Essas imagens enviadas para o computador são trabalhadas por um software que possibilita fazer um molde diretamente em meio digital. Depois ele será impresso em material apropriado para ter a peça física.

Por meio dessa tecnologia temos uma grande economia de insumos, tempo e espaço. É possível fazer tudo em um prazo curto, com mais conforto para o paciente e sem a necessidade de várias consultas. Além disso, as chances de erros e refações reduzem muito, já que as imagens são totalmente fiéis.

Além disso, o scanner possibilita ver com mais clareza problemas odontológicos e sua extensão. Assim, o profissional tem maior facilidade para indicar tratamentos e procedimentos conforme a necessidade de cada paciente.

Para ver reportagem completa sobre tecnologias em alta na odontologia, acessar: https://www.yller.com.br/conheca-as-6-tecnologias-que-estao-em-alta-na-odontologia/